ARTIGOS
O BRASIL E O RANKING DA CORRUPÇÃO.


            A ONG(Organização Não Governamental) Transparência Internacional  divulgou nesta  quarta-feira(27) o ranking de percepção da corrupção e o Brasil piorou a sua posição, em 7 pontos, em referido ranking(76ª.), em relação a 2014, quando ocupava a 69ª. posição.

            A nota do Brasil caiu para 38 e o deixa abaixo de países como: Senegal(44), Uruguai(74), Chile(70), Taiwan(62), Israel(61), Costa Rica(55), Gana(56), Jamaica(41), dentre outros.

            Percebe-se que, essa decadência no ranking em questão, é fruto dentre outros, dos diversos escândalos, ora vivenciados em nosso país, dentre os quais, notório é o caso da Lava Jato, que comprova que já não era sem tempo que as práticas de corrupção não mais ficassem ocultas, impunes ou até mesmo, beneficiadas por omissões.

            Ressalta-se ainda, os prejuízos econômicos e sociais decorrentes dessa situação, inclusive apontados em recente pesquisa da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo apontam que, combater a corrupção é não apenas um dever, mas representa, na situação atual, questão de sobrevivência, para qualquer cidadão brasileiro, pois, não se pode falar em desenvolvimento quando  o dinheiro público  é desviado para o pagamento de propinas e outras formas em que a corrupção se manifesta.

            Entendemos que, nada é mais eficaz no combate à corrupção do que pequenas atitudes que geram bons exemplos, pois, dizer  NÃO à corrupção é para poucos, mas poucos que fazem a diferença e que contribuirão para que o Brasil não figure em posição tão inferior no ranking de  corrupção e esteja em desvantagem em relação aos países mencionados.

Lucinéia  A.  Vieira  de  Andrade 


> Ver lista completa de artigos

Rua Jurandir Martins Filho, 35
Edifício Global Office
CEP: 12.041-065  Taubaté-SP 
(12) 3413-0411   99660 0824 
 
lucineia@vieiradeandradeadvocacia.com.br
contato@vieiradeandradeadvocacia.com.br
Skype: vieiradeandrade.advocacia