ARTIGOS
A implantação do planejamento tributário nas empresas: requisito para bons resultados.


Inquestionável é que, a sobrevivência das empresas está condicionada, dentre outros, com a efetiva redução  dos custos com os tributos devido.
Daí, entendemos que, implantar o planejamento tributário é atuar com administração técnica, respeitar a identidade da empresa  e concorrer para com o desenvolvimento sustentável  desta.
Por outro lado, agir de forma contrária, é contribuir para com resultados desastrosos e desgovernados que certamente, ensejarão  escolhas equivocadas,  como inclusive o planejamento agressivo.
Certo é que, a empresa deve  escolher adequadamente o tipo de tributação a ser aplicado, analisando previamente, dentre outras, as seguintes circunstâncias: a estrutura organizacional,  a forma de constituição, o negócio  e seus objetivos,  o planejamento estratégico, a estrutura jurídica e contábil, a margem de lucratividade e a legislação aplicável.
Dessa forma, somente após detida análise e estudos técnicos, com a efetiva participação do Administrador, Advogado e Contabilista é que se poderá concluir acerca de quais circunstâncias legais favorecem a  opção por determinado  tipo de tributação.
Prova disso é que, nem sempre é interessante para determinada  ME ou EPP optar pelo SIMPLES.
Logo, a implantação do planejamento tributário na  empresa   é condição essencial ao seu desenvolvimento sustentável  e deve ser  prioridade, para fins do alcance e manutenção de bons resultados, independentemente  do porte da empresa.

Lucinéia  A.  Vieira  de Andrade
 


> Ver lista completa de artigos

Rua Jurandir Martins Filho, 35
Edifício Global Office
CEP: 12.041-065  Taubaté-SP 
(12) 3413-0411   99660 0824 
 
lucineia@vieiradeandradeadvocacia.com.br
contato@vieiradeandradeadvocacia.com.br
Skype: vieiradeandrade.advocacia